Prezados alunos,

A reitoria da UFRJ lançou diretrizes que impedem o ensino a distância em cursos como o PPE, em que essa modalidade não existia anteriormente à paralisação das aulas. Portanto, o PPE não pode formalmente ministrar disciplinas remotamente, o que nos impede de seguir com os planos de manter os alunos cursando disciplinas durante o período de isolamento.

Portanto, as disciplinas serão formalmente retomadas quando sair a revisão oficial do calendário acadêmico. Diante da incerteza quanto ao prazo de isolamento, não temos como saber como será essa revisão.

Tivemos uma reunião de colegiado ontem para discutir internamente a estratégia do PPE diante dessa situação. Nossa prioridade é manter os alunos ativos e criar um ambiente participativo para mantermos os vínculos de ensino e pesquisa. Dessa forma, decidimos fazer seminários online em que os professores irão apresentar parte de sua pesquisa. Serão dois seminários semanais, inicialmente, a começar a partir da semana que vem. Em breve enviaremos um calendário com as datas e horários dos seminários, assim como os links para acesso (também disponibilizaremos a gravação).

Diante da pandemia do COVID19, há muitas incertezas e, provavelmente, teremos mudanças ao longo do percurso de enfrentamento da crise. Isso requer que tenhamos capacidade de nos adaptar ao dinamismo da situação. O colegiado do PPE está trabalhando para mantermos ensino e pesquisa de excelência e contamos com a compreensão e apoio de vocês. Estamos à disposição de todos os alunos para eventuais esclarecimentos e/ou sugestões.