E-mail: marlonmax@ppe.ufrj.br

Engenheiro Mecânico formado pela UNI (Peru), com mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio e doutorado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Atuou como engenheiro de Pesquisas e Projetos no Laboratório de Avaliação Metrológica e Energética (LAME) do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, onde desenvolveu projetos de engenharia e pesquisa relacionados ao uso racional das fontes de energia, considerando aspectos termodinâmicos, econômicos e ambientais. Participou no Programa Fundo Verde Energia da UFRJ, onde atuou como pesquisador na área de energia na implantação de projetos. Possui experiência em energias renováveis e sistemas de geração distribuída, além de atuar nas áreas de regulação do setor de energia, inserção de novas tecnologias de geração no setor elétrico e questões relacionadas a sistemas de geração de energia. Foi Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD-CAPES).

E-mail:  wwills@ppe.ufrj.br

William Wills é engenheiro eletrónico com mestrado, doutorado e pós-doutorado no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Como sócio-diretor da EOS Estratégia e Sustentabilidade, William teve ampla experiência trabalhando com algumas das maiores empresas privadas do Brasil, como a Ternium, Brasken, TKCSA, Prumo Logística e Votorantim. É também coordenador de pesquisa no CentroClima da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e consultor internacional com experiência em instituições como o Banco Mundial, PNUD, CEPAL, IIASA, Departamento de Planejamento Nacional da Colômbia e o WRI. Participou em mais de 30 projetos de pesquisa sobre cenários de mitigação, modelagem macroeconômica e inventários de GEE, e é autor principal ou co-autor de mais de 25 Publicações internacionais e nacionais. É revisor de importantes revistas científicas indexadas, entre elas a Energy, a Energy Policy, e a Renewable and Sustainable Energy Reviews. Trabalhou na CIRED/França em 2010/2011 para desenvolver o IMACLIM-R BR, um modelo de equilíbrio geral recursivo, híbrido, desenvolvido especificamente para avaliar os impactos de políticas climáticas na economia brasileira.

E-mail: neilton@ivig.coppe.ufrj.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), graduação em Licenciatura em Eletricidade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Docente concursado, desde 1990, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente está cedido para assessorar a Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e atua como pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE-UFRJ). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Planejamento Energético e Ambiental, Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos sócio-econômicos e ambientas do setor energético, políticas públicas, energia, fontes renováveis de energia, energia e mudanças climáticas, emissões de GEE e energia eólica. Professor Titular desde 2017.

E-mail: rathmann@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), sendo Mestre em Agronegócios pela mesma Universidade (2007). Doutor e pesquisador de pós-doutorado pelo/do Programa de Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE/COPPE/UFRJ). Tem experiência na área de Mudanças Climáticas, especificamente na realização de inventários de emissões de gases de efeito estufa; tecnologias de baixo carbono; custos de abatimento; aplicações de equilíbrio geral para mensuração de impactos de políticas climáticas; entre outras. Ademais possui larga experiência na elaboração de cenários energéticos e impactos da inserção de biocombustíveis nas matrizes energéticas, bem como mapeamento e custos da adoção de tecnologias de baixo carbono em segmentos energointensivos. Elaborador do relatório CAPES, assim como de projetos de pequisa e extensão do PPE. Coordenador técnico do projeto "Opções de Mitigação da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Segmentos-Chave da Economia Brasileira", UNEP/MCTI.

E-mail: marceloamorim@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2006), doutorado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Pós-doutorado pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sedimentologia e carbono, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de várzeas e lagos amazônicos, lagos e Reserevatórios; Sedimentologia; quaternário, paleoambientes e emissões de gases de efeito estufa. Atualmente trabalhando em projetos relacionados a emissões de gases de efeito estufa em reservatórios de hidroelétrica pela COPPE/ UFRJ.