amaroE-mail: amaro@ppe.ufrj.br

Economista formado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e como Professor Visitante da Universidade de Grenoble, na França. Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, pesquisador do CentroClima/COPPE/UFRJ e diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético – ILUMINA. Tem experiência em modelagem energética e ambiental, além de atuar nas áreas de regulação dos setores de energia, em análises da inserção de novas tecnologias das diferentes fontes de energia e nas questões relacionadas a mudanças climáticas.

link Site

Andre LucenaE-mail: andrelucena@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Planejamento Ambiental - Programa de Planejamento Energético - COPPE - UFRJ (2005) e doutorado em Planejamento Energético - Programa de Planejamento Energético - COPPE - UFRJ (2010). Atualmente é professor adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.

freitasE-mail: mfreitas@ppe.ufrj.br

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economie de l´Environnement - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - EHESS - Paris (1994). Atualmente é professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (concursado em 1999) e Coordenador Executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) (desde 05/2005). Membro do IPCC - Grupo III - desde 2008, em Energias Renováveis; Coordenador da Subrede de Energias Renováveis da Rede Clima/MCTIC (desde 2010), membro do Conselho Técnico do Fundo Amazônia - CTFA (desde 2013). Experiência na área de planejamento energético e ambiental, com ênfase em Interdisciplinar de Energia. Desenvolve pesquisas aplicadas em: energia; regulação e gestão da água; licenciamento e gestão ambiental; mudanças climáticas; biomassa; desenvolvimento sustentável; Amazônia; infraestrutura, tecnologias e recursos naturais (portos, estradas, unidades de produção e transporte de energia). Foi Superintendente de Estudos e Informações Hidrológicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL - 98 a 2000), Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA - 2000 a 2004) , Secretario Executivo do Centro Nacional de Referência em Biomassa (97-98), Assessor Hidrológico Brasileiro junto a Organização Mundial de Meteorologia (OMM - 1998 a 2004) e Adviser da Comissão de Hidrologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM - 2004 a 2008), Coordenador do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (10/2011 a 03/2014). Diretor da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (desde 2015)

marco aurelioE-mail: aurelio@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético - Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (1993) e doutorado em Planejamento Energético - Área de Concentração Planejamento Ambiental - Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (2000). Atualmente é Professor Associado 1 - PPE/COPPE/UFRJ. Tem experiência na área Geociências, Energia & Meio Ambiente, Poluição Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: efeito estufa, hidrelétricas, meio ambiente, fluxos de metano e dióxido de carbono. Coordenou o Programa de Recursos Humanos da ANP junto ao PPE/COPPE/UFRJ entre 2008 e 2009. Desde março de 2010 é Pesquisador 2 do CNPq. Coordenou diversos projetos de pesquisa pela Fundação COPPETEC. Autor de vários artigos internacionais em revistas indexadas. Membro de comitê de assessoramento de várias revistas internacionais. Entre dezembro de 2011 e março de 2014 foi Coordenador Acadêmico de Doutorado do PPE/COPPE/UFRJ. Desde Setembro de 2013 é Coordenador da Área Interdisciplinar em Engenharia Ambiental da COPPE/UFRJ. Desde junho de 2016 é coordenador do PPE/COPPE/UFRJ. Desde junho de 2016 é coordenador geral do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP 21 da UFRJ.

LUCIO GUIDOE-mail: guido@ppe.ufrj.br

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado do Programa de Planejamento Energético da COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Modelos Quantitativos para Planejamento Energético e Ambiental, principalmente nos seguintes temas: sistemas de apoio à decisão; modelos micro e macro econômicos; modelos de sistemas inteligentes aplicados a energia elétrica; modelos de operação, expansão, distribuição e comercialização de energia; gestão de riscos energéticos; teoria de jogos; modelos de otimização; modelos econométricos de séries temporais; projetos de desenvolvimento de campos de petróleo sob incerteza; análise e modelagem de fontes alternativas de energia.