E-mail: arouca@ppe.ufrj.br

Graduado em Engenharia Eletrica e Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Engenharia Nuclear / Planejamento Energético pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1981) e doutorado em Structures Productives Et Systeme Mondial - Université Paris Diderot - Paris 7 (1989). Foi professor da COPPE/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1982, se aposentando em 05/07/2016. Experiência nas áreas de Engenharia, com ênfases em: Estratégias de Inovação no Setor Energético, Tecnologias Alternativas de Geração de Energia Elétrica, Tecnologias de Uso de Energia e Desenvolvimento de Protótipos e Desenvolvimento de Instrumentos/Equipamentosaplicados ao Setor Petróleo baseado no uso de Ressonância Magnética Nuclear.

legeyE-mail: legey@ppe.ufrj.br

Professor Titular aposentado, colaborador voluntário do Programa de Planejamento Energético, onde, desde 1990, atua na área de modelos energéticos e ambientais. Foi Vice-Diretor e, posteriormente, Diretor, da COPPE/UFRJ no período 2002/2003. Desde 1995, é Pesquisador do CNPq. Foi coordenador do LOA-Laboratório Laboratório de Otimização Avançada, criado, em 2005, com recursos do CT-ENERG, com o objetivo de explorar novas formulações para modelos de programação matemática orientados ao setor energético, num ambiente computacional de arquitetura paralela (clusters e grids) e ferramentas baseadas em código aberto. Durante o período de 2003 a 2007, foi eleito por dois mandatos consecutivos, membro do Scientific Advisory Committee - SAC do Inter American Institute for Global Change Research - IAI (http://www.iai.int) e, a partir de 2006, vice-chairman do SAC.

E-mail: ale@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) com doutorado sanduíche junto ao ENEA (Italia). Atualmente é Professor Titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Planejamento Energético, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento e avaliação de impactos ambientais, política ambiental, energia e meio ambiente, indústria e meio ambiente, gestão de bacias hidrográficas e de recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, ecologia industrial e analise de ciclo de vida.