E-mail: mfreitas@ppe.ufrj.br

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economie de l´Environnement - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - EHESS - Paris (1994). Atualmente é professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (concursado em 1999) e Coordenador Executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) (desde 05/2005). Membro do IPCC - Grupo III - desde 2008, em Energias Renováveis; Coordenador da Subrede de Energias Renováveis da Rede Clima/MCTIC (desde 2010), membro do Conselho Técnico do Fundo Amazônia - CTFA (desde 2013). Experiência na área de planejamento energético e ambiental, com ênfase em Interdisciplinar de Energia. Desenvolve pesquisas aplicadas em: energia; regulação e gestão da água; licenciamento e gestão ambiental; mudanças climáticas; biomassa; desenvolvimento sustentável; Amazônia; infraestrutura, tecnologias e recursos naturais (portos, estradas, unidades de produção e transporte de energia). Foi Superintendente de Estudos e Informações Hidrológicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL - 98 a 2000), Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA - 2000 a 2004) , Secretario Executivo do Centro Nacional de Referência em Biomassa (97-98), Assessor Hidrológico Brasileiro junto a Organização Mundial de Meteorologia (OMM - 1998 a 2004) e Adviser da Comissão de Hidrologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM - 2004 a 2008), Coordenador do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (10/2011 a 03/2014). Diretor da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (desde 2015)