E-mail: ale@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) com doutorado sanduíche junto ao ENEA (Italia). Atualmente é Professor Titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Planejamento Energético, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento e avaliação de impactos ambientais, política ambiental, energia e meio ambiente, indústria e meio ambiente, gestão de bacias hidrográficas e de recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, ecologia industrial e analise de ciclo de vida.