logo insta

O Laboratório de Energias Renováveis e Estudos Ambientais (LEREA) foi criado com o objetivo de desempenhar pesquisas nas áreas de energia renováveis e de estudos de emissão de gases de efeito estufa (GEE) em reservatórios hidrelétricos. Em sentido amplo, o LEREA assume o formato de um laboratório híbrido, onde há o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de energia renovável e do meio ambiente. O mesmo dispõe de tecnologia suficiente para iniciar diversas linhas de pesquisas na área ambiental, como: (a) analise de absorção atômica para estudos de contaminação com metais no meio ambiente, (b) 3 aparelhos de cromatografia gasosa para detecção de gases em concentrações traço na natureza, (c) 1 sistema automatizado de análise de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), (d) 1 aparelho de espectrofotometria UV-Visível para análise de nutrientes e de qualidade da água e (e) 1 equipamento HPLC - High Performance Liquid Cromatography para análise de nutrientes e substâncias químicas na água. O laboratório conta com 6 computadores tipo PC conectados a internet para desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de escritório. Além desta infraestrutura fixa o laboratório conta com uma série de equipamentos portáteis para coleta e/ou análises “in situ” de amostras de solos, água e ar.

Ademais, outra finalidade do laboratório é dar suporte acadêmico às aulas de graduação e pós-graduação com temáticas práticas sobre o meio ambiente.

lab centroclima ppe style bannerCriado em 2000 por intermédio de um convênio firmado entre a Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos (SQA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a COPPE/UFRJ, o Centro Clima tem participado ativamente no desenvolvimento de políticas públicas e reforço da capacitação nacional e internacional de atores sociais diversos quanto a ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com foco na elaboração de inventários de gases de efeito estufa municipais e estaduais, construção e análise de cenários de mitigação, projetos inovadores de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e adaptação dos pequenos produtores rurais ao aumento da secas devido a mudanças do clima.

http Site

lab Cenergia ppe style bannerO Centro de Economia Energética e Ambiental (CENERGIA), criado em 2002, é um laboratório integrado de pesquisa do Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ.

A missão do CENERGIA é desenvolver pesquisa aplicada e disseminar conhecimentos inovadores sobre interações complexas do setor de energia com o desenvolvimento socioeconômico e as dimensões ambientais globais e locais. Aplicando ferramentas pioneiras de modelagem de planejamento energético, o trabalho do CENERGIA apóia formuladores de políticas de energia e de clima na compreensão das sinergias e conflitos associados à inovação tecnológica para uma transição para uma economia de baixa emissão de carbono no Brasil, América Latina e no mundo.

O CENERGIA vem trabalhando intensamente com modelos integrados de otimização energética e ambiental, especialmente com o modelo MESSAGE-Brasil desde 2003, e mais recentemente, com os modelos nacionais TIMES-Brasil e REMIX-CEM-B, o e os modelos globais COFFEE (Computable integrated Framework For Energy and the Environment) e TEA (Total-Economy integrated Assessment Model, um modelo de equilíbrio geral computável).

Ao longo do tempo, esses modelos de avaliação integrada (IAMs) foram aprimorados e adaptados para melhor representar os setores energéticos e de uso da terra do Brasil, América Latina e mundo, incorporando mais de 8.000 opções tecnológicas de oferta e demanda de energia e suas interações com o desenvolvimento econômico, mudanças climáticas, poluição do ar, consumo de água e mudanças do uso do solo.

Além disso, os IAMs desenvolvidos no CENERGIA são integrados com modelos específicos adaptados e/ou criados no laboratório, como o modelo de refino CAESAR, por exemplo, ou mesmo com outras ferramentas preparadas para análise de ciclo de vida, análise de processos, avaliação de instalações de captura de carbono, energia solar concentrada, PV, etc.

 

http Site

lab ivig ppe style banner

O IVIG é uma instituição multidisciplinar que desenvolve estudos e projetos em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em sustentabilidade. Criado em 1999, por iniciativa da Faperj e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, opera em rede com programas da Coppe, unidades da UFRJ e outras instituições de pesquisa do país e do exterior.

Tem cerca de 100 pesquisadores das áreas de energia, biocombustíveis, transportes, infraestrutura, gestão de recursos naturais, análise e gerenciamento de risco, entre outras. Destacam-se, dentre as pesquisas e os projetos desenvolvidos, os relativos a produção e uso eficiente de energia, cujo objetivo é reduzir possíveis impactos ambientais e riscos do uso indevido de tecnologias. 

http Site

lab lima ppe style banner

O Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA), vinculado ao Programa de Planejamento Energético (PPE), faz parte do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo objetivo é fortalecer a atuação de professores e alunos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) na área de Engenharia Ambiental, permitindo a realização de estudos e projetos conjuntos e a consolidação de linhas de pesquisa interdisciplinares nessa área.

O LIMA foi criado em dezembro de 1997 com o suporte da área de Ciências Ambientais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT/CIAMB) e recursos do Banco Mundial e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Trata-se de um dos resultados do programa de pesquisas integradas conduzido entre 1995 e 1997, que envolveu o desenvolvimento de metodologias de Auditoria Ambiental e a consolidação dos cursos de Mestrado e Doutorado na Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental, com ênfase nas subáreas de Planejamento Ambiental, Geotecnia Ambiental, Gestão Ambiental da Produção, Tecnologia Ambiental, Modelagem Ambiental, Gerenciamento Costeiro e de Bacias Hidrográficas, Acústica Ambiental e Transportes e Meio Ambiente.

http Site

Topo