logo insta

usina hidreletricaPrefácio

O livro apresenta o Estudo de Caso realizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente, ligado ao PPE/COPPE/UFRJ, para a Comissão Mundial de Barragens sobre a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar a experiência adquirida com a Usina Hidrelétrica de Tucuruí em termos de seu desempenho e sua contribuição para o desenvolvimento, procurando identificar as principais lições aprendidas nos campos do planejamento, implementação e operação do projeto.

O Estudo serviu como uma das referências para a elaboração pela CMB do Relatório "Barragens e Desenvolvimento: Um Novo Modelo Para Tomada de Decisões".

Os objetivos gerais da Comissão Mundial de Barragens (CMB) foram:

  • Rever a contribuição de barragens ao desenvolvimento e avaliar alternativas para o uso da água e geração de energia; e
  • Estabelecer normas, diretrizes e padrões - quando apropriado - que sejam internacionalmente aceitáveis, para o planejamento, projeto, avaliação, construção, funcionamento, monitoramento e desativação de barragens.

Um dos produtos da CMB foi uma revisão global da contribuição das barragens ao desenvolvimento. Para tal, oito estudos de caso aprofundados foram realizados, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, sobre barragens construídas ao longo das últimas décadas. A barragem de Tucuruí, situada no rio Tocantins, na Amazônia, foi selecionada como um desses estudos de caso.

A metodologia comum adotada pela CMB para a realização dos Estudos de Caso propõe a organização da coleta, discussão e análise da informação existente em torno de seis questões centrais, a saber:

  • Como foram tomadas as principais decisões no ciclo do projeto?
  • Quais foram os benefícios, custos e impactos esperados comparados aos atuais?
  • Quais foram os custos, benefícios e impactos inesperados?
  • Qual foi a distribuição dos custos e benefícios; quem ganhou e quem perdeu?
  • Em que medida o projeto atendeu aos critérios e diretrizes praticados à época da concessão, construção e operação do empreendimento?
  • Quais as principais lições aprendidas com a experiência deste projeto?

Estas questões, de caráter geral, foram comuns a todos os estudos de caso e foram adaptadas ao contexto particular da UHE Tucuruí através da definição do escopo e de sua discussão com os atores sociais envolvidos no processo. Cada Estudo de Caso foi preparado por consultores nacionais, sob a supervisão do Secretariado da CMB.

No processo de preparação do estudo, foram bem-vindos todos os relatos oferecidos por pessoas e instituições que desejaram apresentar comentários ao projeto e informações adicionais. As diversas visões, preocupações e perspectivas dos atores sociais foram registradas durante o estudo, a partir da escuta de relatos de indivíduos, grupos de interesse e instituições envolvidas e da participação nas reuniões do Grupo Consultivo.

Dados Técnicos

Formulário: 18 x 26
Páginas: 267
Preço: distribuição gratuita (temporariamente esgotado)
Lançamento: Nov/2000

Autores

Emilio Lèbre La Rovere - Coordenador
Francisco Eduardo Mendes

Editora

COPPE/UFRJ

Maiores Informações

Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente - COPPE/UFRJ
Secretária: Fabiana Marques
Telefone: (21) 2562-8805 Ramal: 21
E-mail: fabiana@lima.coppe.ufrj.br

Topo