logo insta

liberacaoPrefácio

O setor de petróleo e gás no Brasil vem passando por importantes reformas. Dentre estas inclui-se a abertura do mercado a empresas nacionais e estrangeiras, com implicações para toda a cadeia de petróleo e gás, da exploração à distribuição final dos produtos, passando pelo refino.

Os impactos da anunciada liberação das importações de derivados de petróleo sobre a indústria de refino nacional estão vinculados ao contexto em que se insere esta indústria , às suas perspectivas futuras, as seu desenvolvimento tecnológico, à sua rentabilidade e, também, às características do mercado mundial de derivados de petróleo.

Tendo em vista as reformas em cursos, este livro descreve a estrutura de cada refinaria nacional, analisa a indústria de refino no mundo levantando potenciais mercados exploradores de derivados para o Brasil, compara a indústria de refino brasileira às indústrias de refino de países selecionados, para então apontar e discutir as possíveis fragilidades do refino nacional frente à anunciada liberação das importações de derivados de petróleo para o país.

 

Dados Técnicos

Formulário: 16 x 23
Páginas: 182
Preço: R$25,00
ISBN: 85-285-0038-1
Lançamento: Jun/2000

Autores

  • Mauricio Tionmo Tolmasquim - Professor PPE/COPPE/UFRJ (coordenador)
  • Roberto Schaeffer - Professor PPE/COPPE/UFRJ (coordenador)
  • Alexandre Salem Szklo - Doutorando
  • Marina Elisabete E. Tavares - Doutoranda

Editora

COPPE/UFRJ

Maiores Informações

Programa de Planejamento Energético
Contato: Simone Bernardo
Telefone: (21) 2560-8995
E-mail: secex@ppe.ufrj.br

Topo