manual de auditoriaPrefácio

O Manual de Auditoria Ambiental aqui apresentado é resultado das atividades de pesquisa do "Projeto Integrado de Pesquisas e Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental", realizado pelo Laboratório Interdisciplinas de meio Ambiente (LIMA) da COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no âmbito do PADCT/CIAMB - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Ciências Ambientais, através, da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos.

A idéia de um projeto de pesquisa, que resultasse num documento geral de referência para aqueles que, de alguma forma, realizam auditoria ambiental com vários fins, surgiu da percepção dos pesquisadores quanto à necessidade de uma publicação que congregasse experiências específicas e dispersas. A equipe, com características multidisciplinares, trabalhou no projeto durante dois anos. Além deste manual, um banco de dados de referência em auditoria ambiental foi criado, bem como foi elaborado um segundo manual que trata de auditorias ambientais em estações de tratamento de esgotos domésticos. Este último pretende ser o primeiro de uma série de manuais específicos de auditoria ambiental, conforme proposta de um segundo projeto de pesquisa apresentando em resposta a um edital subseqüente do PADCT/CIAMB. Infelizmente, apesar de aprovado para apoio pelo CNPq, o projeto até hoje não obteve recursos para continuidade dos trabalhos.

Os objetivos da equipe, ao apresentar este manual, relacionam-se à descrição das transformações recentes que ocorrem com o lançamento dos códigos empresariais de gestão ambiental, como a Série ISO 14000, que já passa pela sua primeira revisão. Entre as ferramentas disponíveis aos profissionais da área, destaca-se a auditoria ambiental, que propicia um novo relacionamento, que aos poucos vem se estabelecendo em nosso país, entre as empresas e organismos de regulação ambiental. Assim, a auditoria ambiental como um instrumento de análise e monitoramento ambiental contribui para uma melhor gestão pública e empresarial do meio ambiente, e mesmo para outros fins, tais como, por exemplo, avaliar o passivo ambiental de um empreendimento no momento de uma transação comercial.

O Manual procura, inicialmente, familiarizar o leitor com o conceito de Auditoria Ambiental e sua evolução, apresentando-o juntamente com as transformações da questão ambiental que culminaram no surgimento desta nova ferramenta. Em seguida, fornece o instrumental básico para a realização de uma Auditoria Ambiental para qualquer atividade econômica que resulte em impactos ao meio ambiente.

A primeira parte do manual fornece uma visão geral da evolução da gestão ambiental nas empresas. Descreve-se o contexto para o surgimento de normas internacionais de gestão ambiental, a participação brasileira na elaboração da Série ISO 14000, sua estrutura, como se dá sua implantação nas empresas e a relação entre auditoria ambiental e gestão.

Explica-se a motivação básica e suas vantagens para a aplicação de auditorias ambientais. Descrevem-se as tipologias de auditorias ambientais, suas aplicações e quais os elementos essenciais para sua aplicação e um bom resultado. As etapas do estabelecimento de um programa de Auditoria Ambiental também são identificadas.

Analisa-se também a possibilidade de utilização da Auditoria Ambiental como instrumento de política pública, como vem ocorrendo de forma pioneira em diversos estados e municípios brasileiros. Relacionam-se algumas leis estaduais e municipais que já determinam a obrigatoriedade da realização da Auditoria Ambiental. As diferenças entre auditorias com fins legais e aqueles que cumprem itens das normas de gestão ambiental e seu relacionamento são discutidas.

A segunda parte do Manual fornece um guia geral prático para a realização de auditorias ambientais e instrumentos como Questionário, Protocolo e Lista de Verificação. Há um roteiro para o planejamento e condução da Auditoria Ambiental e a orientação para a melhor escolha da ferramenta a ser utilizada, dependendo da dimensão das instalações, tipologia de atividade produtiva e do corpo funcional.

No final, como anexo, descreve-se o Sistema Brasileiro de Certificação Ambiental do INMETRO, e os critérios e as particularidades para se obter a certificação de uma empresa segundo normas de gestão ambiental.

Como a Auditoria Ambiental passou a ser uma ferramenta indispensável para o profissional que trata de questões ambientais, este Manual pretende auxiliar sua utilização de forma a maximizar sua contribuição para a melhoria das condições ambientais no Brasil.

Dados Técnicos

Formulário: 21 x 28
Páginas: 140
Fonte:Bookman