logo insta

metodologiasPrefácio

O presente trabalho identifica e seleciona as principais externalidades ambientais provocadas pela geração termelétrica e hidrelétrica, e apresenta as propostas de metodologias para que estas possam ser valoradas e inseridas no planejamento da expansão do Setor Elétrico.

Vale destacar que este trabalho não é exaustivo, ele é seletivo na identificação dos impactos e suas respectivas externalidades ambientais de modo a evitar que o processo de valoração se torne muito demorado e custoso, dificultando o processo de internalização destas externalidades no planejamento do Setor.

Para a identificação e valoração das externalidades ambientais da geração termelétrica e da geração foram adotadas as seguintes etapas:

  1. Levantamento bibliográfico e caracterização dos aspectos geradores de impactos ambientais;
  2. Caracterização dos respectivos impactos ambientais;
  3. Identificação dos efeitos econômicos, usualmente não incorporados ao empreendimento (externalidades) decorrentes dos impactos ambientais;
  4. Levantamento das técnicas de valoração ambiental disponíveis;
  5. Identificação das técnicas mais apropriadas à valoração das externalidades identificadas na etapa 3;
  6. Definição de categorias de empreendimentos apropriados à valoração das externalidades ambientais na etapa de planejamento do Setor Elétrico;
  7. Identificação das técnicas mais apropriadas à valoração de cada uma das externalidades ambientais.
    Para fins de apresentação dos itens acima relacionados, estruturamos este livro da seguinte forma:

No capítulo II são apresentados os fundamentos necessários para a compreensão dos métodos de valoração ambiental.

No capítulo III são apresentadas as externalidades ambientais decorrentes da geração hidrelétrica e termelétrica que serão objeto de valoração na etapa de planejamento do Setor Elétrico. Os impactos ambientais e seus respectivos efeitos econômicos decorrentes da geração hidrelétrica e termelétrica são apresentados na Anexo 1 deste trabalho. A identificação dos referidos impactos baseou-se no documento Referencial para Orçamentação dos Programas Sócio-Ambientais, para as usinas hidrelétricas e termelétricas, preparado em 1994 pelo COMASE, pois entendeu-se que o grupo responsável pela elaboração do documento era composto por especialistas do Setor que trabalharam exaustivamente para apresentar a consolidação dos impactos significativos da geração hidrelétrica e termelétrica. Observa-se que também foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar se haveria algum impacto relevante não apresentado, mas este teve como resultado prático a obtenção de evidência de que os impactos já haviam sido consolidados de modo eficiente pelo grupo de especialistas.

Ainda no capítulo III são apresentados as categorias de empreendimentos hidrelétricos e termelétricos para efeito de valoração na etapa de planejamento do Setor.

No capítulo IV são apresentadas as externalidades que deverão ser valoradas na etapa de planejamento do Setor e as respectivas metodologias de valoração recomendadas.

O grande desafio deste trabalho inovador consiste em adaptar metodologias de valoração ambiental concebidas para a avaliação de empreendimentos com características conhecidas para empreendimentos de longo prazo, onde nem todas as variáveis necessárias à aplicação dos diferentes métodos são conhecidas.

Portanto, o capítulo IV procura suprir esta lacuna apresentando as simplificações necessárias a esta tarefa, como também os estudos para a obtenção de resultados mais acurados. Tais estudos, quando implementados, permitem que se chegue a estatísticas úteis a diversos setores da economia do país. Face às simplificações adotadas e à incerteza inerente ao planejamento de longo prazo, a utilização dos valores obtidos através das metodologias propostas no capítulo IV deve ser feita de maneira cautelosa, considerando todas as premissas e incertezas utilizadas durante o processo de valoração.

Vale lembrar que as outras variáveis econômicas não ambientais adotadas na fase de inventário dos empreendimentos, como, por exemplo, os custos de engenharia, também sofrem limitações intrínsecas ao planejamento de longo prazo.

Dados Técnicos

Formulário: 23 x 16
Páginas: 272
Preço: R$20,00
ISBN: 85-285-0040-3
Lançamento: Dez/2000

Autores

  • Mauricio Tionmo Tolmasquim (coordenador)
  • Ronaldo Seroa da Motta (Consultoria Técnica)
  • Emílio Lebre La Rovere (Consultoria Técnica)
  • Aline Guimarães Monteiro (Pesquisadora)
  • Martha Macedo de Lima Barata(Pesquisadora)

Editora

Edição: Setor de Publicações e Programação Visual/COPPE
Reprodução: Setor de Reprografia/COPPE.

Maiores Informações

Programa de Planejamento Energético
Contato: Simone Bernardo
Telefone: (21) 2560-8995
E-mail: secex@ppe.ufrj.br

Topo