logo insta

Conteúdo da disciplina:

O curso dá uma visão do processo de planejamento da expansão do Sistema Energético enfocando tanto a eletricidade como combustíveis fósseis e biomassa. O curso debate o Plano Decenal de Energia (horizonte de dez anos) e o Plano Nacional de Energia (horizonte 2050), enfocando os aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Finalmente o curso apresenta o modelo MESSAGE, usualmente utilizado no planejamento da expansão do setor energético. As aulas estão estruturadas da seguinte maneira:

Módulo 1: Introdução ao Planejamento da Expansão e da Operação do Sistema Interligado Nacional

(Aula 1 – 06/05)

1. Introdução ao Planejamento Expansão e à Operação do Sistema Interligado Nacional

Módulo 2: O PDE 2030 e o Plano Nacional de Energia 2050

(Aula 2 – 13/05)

1. O PDE 2030

(Aula 3 – 20/05)

1. O PNE 2050 (Comportamento do Consumidor e Demanda de Energia)

(Aula 4 – 27/05)

1. O PNE 2050 (Recursos Energéticos)

Módulo 3: Palestra e Apresentação das Propostas de Trabalho

(Aula 5 – 10/06)

1. Palestra a definir

(Aula 6 – 17/06)

1. Apresentação das propostas de trabalho

Módulo 4 Apresentação de Ferramenta de Planejamento do Sistema Energético

(Aula 7 – 24/06)

(Aula 8 – 01/07)

(Aula 9 – 08/07)

(Aula 10 – 15/07)

Módulo 5 – Avaliação

(Aula 11 – 22/07)

1. Apresentação de Trabalhos

(Aula 12 – 29/07)

1. Apresentação de Trabalhos (Obs: Se a turma for pequena convidamos e não precisar dois dias de apresentação, podemos convidar um palestrante).

Avaliação:

30% relativo à participação do aluno em sala, medida pela presença e pelos comentários sobre a bibliografia, que deve ser lida antes das aulas.

70% relativo ao trabalho final.

Metodologia Científica e Integridade na Pesquisa Acadêmica:

Com intuito de auxiliar os alunos na utilização das boas práticas da metodologia científica e manter a integridade na pesquisa acadêmica, a COPPE organizou uma série de apresentações que estão disponíveis no site www.coppe.ufrj.br/ensino/metodologia.htm. Assim, recomenda-se fortemente que os alunos se familiarizem com todo este material antes de preparar o trabalho final, a fim de evitar problemas.