Conteúdo da disciplina:
O curso dá uma visão do processo de planejamento da expansão do Sistema Energético enfocando tanto a eletricidade como combustíveis fósseis e biomassa. O curso debate o Plano Decenal de Energia (horizonte de dez anos) e o Plano Nacional de Energia (horizonte 2050), enfocando os aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Finalmente o curso apresenta o modelo MESSAGE, usualmente utilizado no planejamento da expansão do setor energético. As aulas estão estruturadas da seguinte maneira:
Módulo 1: Introdução ao Planejamento da Expansão e da Operação do Sistema Interligado Nacional
(Aula 1 – 06/05)
- Introdução ao Planejamento Expansão e à Operação do Sistema Interligado Nacional
Módulo 2: O PDE 2030 e o Plano Nacional de Energia 2050
(Aula 2 – 13/05)
- O PDE 2030
(Aula 3 – 20/05)
- O PNE 2050 (Comportamento do Consumidor e Demanda de Energia)
(Aula 4 – 27/05)
- O PNE 2050 (Recursos Energéticos)
Módulo 3: Palestra e Apresentação das Propostas de Trabalho
(Aula 5 – 10/06)
- Palestra a definir
(Aula 6 – 17/06)
- Apresentação das propostas de trabalho
Módulo 4 Apresentação de Ferramenta de Planejamento do Sistema Energético
(Aula 7 – 24/06)
- Modelo MESSAGE
(Aula 8 – 01/07)
- Modelo MESSAGE
(Aula 9 – 08/07)
- Modelo MESSAGE
(Aula 10 – 15/07)
- Modelo MESSAGE
Módulo 5 – Avaliação
(Aula 11 – 22/07)
- Apresentação de Trabalhos
(Aula 12 – 29/07)
- Apresentação de Trabalhos (Obs: Se a turma for pequena convidamos e não precisar dois dias de apresentação, podemos convidar um palestrante).
Avaliação:
30% relativo à participação do aluno em sala, medida pela presença e pelos comentários sobre a bibliografia, que deve ser lida antes das aulas.
70% relativo ao trabalho final.
Metodologia Científica e Integridade na Pesquisa Acadêmica:
Com intuito de auxiliar os alunos na utilização das boas práticas da metodologia científica e manter a integridade na pesquisa acadêmica, a COPPE organizou uma série de apresentações que estão disponíveis no site www.coppe.ufrj.br/ensino/metodologia.htm. Assim, recomenda-se fortemente que os alunos se familiarizem com todo este material antes de preparar o trabalho final, a fim de evitar problemas.