logo insta

Transição Energética

Disciplina de Planejamento Energético e Ambiental - 1º trimestre

Ensino Remoto Emergencial

Professores:
Prof. Alexandre Szklo (szklo@ppe.ufrj.br)
Profa. Joana Portugal Pereira (joana.portugal@ppe.ufrj.br)
Prof. Roberto Schaeffer (roberto@ppe.ufrj.br)

Horário: Quarta (9h00m – 12h30m)

Apresentação

A disciplina é composta por quatro blocos centrais: (i) conceitos sobre transições energéticas, (ii) fatores determinantes de transformações e transições energéticas, (iii) transições de demanda de energia e padrões de consumo e (iv) geopolítica das transições energéticas e implicações para a sustentabilidade.

Objetivos

  • Compreender a evolução dos conceitos de transição e transformação energética e sua aplicação em estudos de caso de evoluções tecnológicas;
  • Descrever os principais fatores determinantes da transição energética;
  • Reconhecer as novas dinâmicas de geopolítica entre os blocos do hemisfério Norte e o Sul Global;
  • Compreender as metodologias de modelagem integrada para desenvolver cenários de transições energéticas de baixo carbono;
  • Identificar a influência da pandemia da covid-19 nas possíveis trajetórias energéticas de baixo carbono e portfólios tecnológicos no curto- e médio-prazo;
  • Identificar os setores da economia e regiões do globo mais afetados ou que potencialmente beneficiarão com as mudanças inerentes a possíveis transições energéticas no futuro.

Metodologia

A disciplina é composta por 13 aulas em formato remoto com blocos expositivos de conteúdo teórico, discussão de casos práticos, exposição de artigos acadêmicos recentes e apresentação oral dos trabalhos dos alunos. Recomenda-se que os alunos participem ativamente nas sessões e se preparem previamente às aulas, através da leitura antecipada da bibliografia indicada

Avaliação

A avaliação da disciplina (individual) inclui dois critérios:

  • Trabalho escrito (70%) – formato de artigo científico com cerca de 6000-8000 palavras. Haverá penalizações caso o trabalho seja entregue após o prazo final de submissão.
  • Apresentação oral (30%) – curto vídeo (5-8 min), enfatizando as principais conclusões de um artigo selecionado pelo aluno sobre trasições energéticas (ver bibliografia recomendada). O vídeo deverá mencionar os seguintes ítens: os objetivos do trabalho, a metodologia adotada, resultados e conclusões do estudo. Os vídeos serão avaliados considerando quatro requisitos: (i) conteúdo, (ii) clareza, (iii) estrutura e (iv) comunicação.

Bibliografia recomendada

Os arquivos e referências bibliográficas serão partilhados com os alunos em uma pasta compartilhada do Software Mendeley.

Nota: materiais adicionais serão propostos ao longo do curso.

Ementa

Aula 1: Introdução (05/05/2021)

  • Apresentação do escopo e objetivos da disciplina
  • Estrutura das aulas & Método de avaliaçã
  • Introdução ao tema da disciplina: conceito de transição à luz de Smill

Aula 2: Transição à luz da evolução tecnológica (12/05/2021)

  • Conceitos de evolução tecnológica
  • Caso aplicado aos automóveis

Aula 3: Transições justas (19/05/2021)

  • Custos das transições energéticas de baixo carbono
  • Benefícios associados a transições de baixo carbono
  • Potenciais impactos em setores da economia (divest/keep in the ground): estudos de caso sobre o phaseout do carvão

Aula 4: Equidade das transições energéticas (26/05/2021)

Igualdade social, regional e de género nas transições energéticas

Aula 5: Ativos afundados em transições energéticas de baixo carbono (02/06/2021)

Impactos e benefícios em diversos setores da economia em transições energéticas de baixo carbono

Aula 6: Transições energéticas face à pandemia da Covid-19 (09/06/2021)

  • Implicações da pandemia na demanda e produção de energia
  • Efeitos diretos das emissões de GEE e poluentes atmosféricos
  • Transições energética no contexto pós-pandemia (V, W, U, L)

Aula 7: Apresentação e debate sobre trabalhos dos alunos (16/06/2021)

Aula 8: Segurança alimentar, bioenergia e mudança do uso do solo (23/06/2021)

  • Expansão de bioenergia e potenciais conflitos com uso do solo
  • Trajetórias de demanda de alimentos
  • Impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar
  • Cadeias de abastecimento alimentar resilientes a impactos das mudanças climáticas
  • Transições diante da pandemia da Covid-19

Aula 9: Mobilidade e acessibilidade no século XXI (30/06/2021)

  • Conceitos de mobilidade e acessibilidade
  • Evolução de padrões de mobilidade
  • Transporte individual versus transportes públicos e modos suaves

Aula 10: Segurança energética e segurança hídrica (07/07/2021)

  • Pilares de segurança energética
  • Disponibilidade de recursos hídricos

Aula 11: Recursos e materiais críticos nas transições energéticas (14/05/2021)

  • Demanda de materiais e recursos energéticos em transições energéticas
  • Mercados de minérios internacionais
  • Potenciais conflitos com dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Aula 12: Technological, Sectoral and Regional Leaders in Decarbonization (21/07/2021)

Lideres de transições energéticas de baixo carbono

Aula 13: Seminário final (28/07/2021)

  • Esclarecimentos sobre trabalho final
  • Avaliação geral da disciplina
  • Sugestões sobre melhorias do formato das aulas remotas
Topo