logo insta

a matrizPrefácio

A cenarização da evolução da demanda e da oferta de energia é uma tarefa que vem desafiando o setor de planejamento das empresas energéticas e dos órgãos governamentais nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Esta atividade ganha nova relevância com as transformações por que vem passando o setor energético brasileiro. Em um ambiente cada vez mais competitivo onde cada agente procura realizar de forma isolada e setorial suas próprias projeções, torna-se fundamental para o funcionamento destes próprios agentes e dos órgãos reguladores a existência de estudos que procurem trabalhar as diferentes formas de energia de forma integrada.

Este livro apresenta os estudos setoriais e os resultados das simulações de três cenários de evolução da demanda e da oferta de energia no Brasil realizados em 1997.

A simulação tomou, como ano-base, o ano de 1995 e, como horizonte de análise, o ano de 2010. Neste sentido, os resultados aqui apresentados referem-se a simulações realizadas em 1997, para os anos de 1996 até 2010. Assim, os resultados das simulações para o período de 1996 e 1999 já podem ser cotejados aos Balanços Energéticos disponíveis, o que permite verificar o grau de aderência de cada um dos cenários elaborados com relação a realidade. O Modelo Integrado de Planejamento Energético (MIPE), elaborado durante à realização deste estudo, encontra-se atualmente disponível em versão eletrônica como software, constituindo o outro produto deste trabalho. Este software se encontra, atualmente, instalado na Petrobrás, ANP, ANEEL, Eletrobrás e Gaspetro.

Este livro contempla a simulação da demanda de energia dos setores industrial, residencial, agropecuário e de serviços e da oferta de energia dos centros de transformações das principais fontes de energia.

Para o setor industrial, especialmente, seguiu-se a divisão básica do Balanço Energético Nacional, a saber: Alimentos e Bebidas, Cimento, Cerâmica, Ferro-Gusa e Aço, Ferro-Ligas, Mineração/Pelotização, Química, Não-Ferrosos e Outros da Metalurgia, Têxtil, Papel e Celulose e, finalmente, Outras Indústrias. O setor de serviços subvidiu-se em Comercial, Público e Transportes. Os setores de oferta de energia, por sua vez, desagregam-se em: Refinaria, Coqueria, Destilaria e oferta de energia elétrica Nuclear, Hídrica e Térmica. Ademais, em função da importância crescente do impacto dos gases de efeito estufa nas análises prospectivas relativas ao setor energético, projetaram-se, além do consumo de energia, a contabilização das emissões de CO2 dos setores da economia nacional.

O primeiro capítulo deste livro apresenta a estrutura lógico-conceitual do Modelo Integrado de Planejamento Energético (MIPE) elaborado para simular a demanda de energia nos setores industrial, agropecuário, residencial e serviço assim como a oferta de energia e, por conseguinte, o mercado de energia no Brasil e a matriz energética brasileira até 2010.

O desenvolvimento do modelo paramétrico técnico-econômico pelo grupo de trabalho justifica-se na própria constatação de que o nível de agregação dos modelos tradicionalmente utilizados não favorece a compreensão da dinâmica dos setores de consumo. O MIPE baseia-se na desagregação mais detalhada destes setores e no uso de indicadores físicos, possibilitando a responder a três questionamentos básicos do planejamento energético: impacto sobre o setor energético do ritmo e do conteúdo do crescimento energético; evolução de variáveis de cenário como os modos de consumo residencial, a distribuição modal dos transportes, a taxa de urbanização e outras, que, embora não diretamente relacionadas à previsão de demanda, afetam a análise; e, finalmente, tipo de escolha tecnológica, de cuja decisão a variável energética é apenas uma integrante, associada a aspectos particulares da estrutura técnica e sócio-econômica do país.

Dados Técnicos

Formulário: 17 x 25
Páginas: 542
Preço: R$40,00
ISBN: 85-285-0039-X 
Lançamento: Set/2000

Autores

  • Mauricio Tionmo Tolmasquim - Professor PPE/COPPE/UFRJ (Coordenador Geral)
  • Alexandre Salem Szklo - Doutorando (Coordenador Executivo)

Corpo Técnico

  • Aline Monteiro (Cerâmica e Transportes)
  • Anderson Cantarino (Mineração/Pelotização)
  • Claude Cohen (Não-Ferrosos e outros da Metalurgia, Gás Natural e Eletricidade)
  • Fábio Brandão (Petróleo)
  • Francisco Eduardo Mendes (Têxtil)
  • Janaína Sala (Alimentos e Bebidas)
  • Jéferson Borghetti Soares (Cimento)
  • José Gutman (Ferro-Gusa, Aço, Coqueira e Carvão Vegetal)
  • Luiz Carlos Sérvulo de Aquino (Agropecuária)
  • Luiz Chiganer (Eletricidade)
  • Marcelo Meirinho (Comercial e Público)
  • Márcio Edgar Schuler (Ferro-Ligar)
  • Marco Antônio Delgado (Residencial)
  • Marcos Pavarini (Papel e Celulose)
  • Rafael Comino (Petróleo)
  • Teresa Cristina da Silva (Química)

Assessoria Editorial

Marco Aurélio dos Santos

Editora

ENERGE - COPPE/UFRJ

Maiores Informações

Programa de Planejamento Energético
Contato: Simone Bernardo
Telefone: (21) 2560-8995
E-mail: secex@ppe.ufrj.br

Topo